ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

Jesúpolis origina-se da festa que senhor Cândido Dias dos Santos e sua esposa que realizavam em sua fazenda para festejar o presépio. Mais tarde esse costume passou a se chamar “Festa do Menino Jesus”. Com o passar dos anos, o festejo passou a ser muito frequentado e sua casa tornou–se pequena para o evento.

O senhor Cândido Dias alimentava o sonho de construir uma Igreja e próxima a ela um povoado. O lugar escolhido foi a atual fazenda do Senhor Orias Estevão da Silva, onde foi erguida uma palhoça e ali foi celebrada a primeira missa. Mas, por divergência de ideias, resolveu-se mudar a mesma para mais próximo da fazenda Pouso Alto, de propriedade do Senhor Cândido Dias e ali foi construída a primeira Igreja da região.
A Igreja de Bom Jesus foi o marco inicial para a fundação da atual Jesúpolis.

A primeira planta da cidade foi desenhada por Simeão Urbano Dias e Geraldo Gueiroba, (agrimensor da cidade de Jaraguá-GO). A planta da cidade abrangia cerca de três alqueires, divididas em 120 lotes e mais tarde essa planta foi ampliada para 22 alqueires pelo Dr. Rabelo Fonseca, onde foram traçadas as ruas, praças e avenidas. Essa planta levou sete anos para ser registrada. O local era de difícil acesso, pois não havia estradas, isso dificultou o seu desenvolvimento, sendo construída assim apenas uma pequena vila de poucas casas.

A expansão desse povoado começou com a vinda dos nordestinos que aqui chegaram e montaram suas casas de comércio.

O topônimo foi o sugerido pelo padre José Milanez e significa cidade de Jesus.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jesúpolis, pela Lei Estadual n.º 9.181, de 14-05-1982, subordinado ao município de São Francisco de Goiás.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito Jesúpolis figura no município de São Francisco de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jesúpolis, pela Lei Estadual n.º 11.401, de 16-01-1991, desmembrado de São Francisco de Goiás. Sede no antigo distrito de Jesúpolis (ex-Povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: IBGE